Oportunidades

09/05/2017 09:30
Apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2017 – Clique aqui para maiores informações.

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas – Regulamento anexo a chamada.

Inscrições: 20/04/2017 a 05/06/2017.

BRAGFOST – Clique aqui para maiores informações!

O BRAGFOST (Simpósio Brasil-Alemanha em Fronteira da Ciência e Tecnologia) é um programa que conta com o apoio da Fundação Alexander von Humboldt. O Simpósio visa desenvolver e cultivar novas fronteiras de investigação e aprofundar conhecimentos internacionais e interdisciplinares. Essa bolsa é de apoio a participação do evento.

Inscrições: Até 30 de junho de 2017.

Programa Cátedra Harvard – Bolsa Individual – Mais informações aqui!

O Programa Cátedra CAPES/Universidade de Harvard nos EUA, por meio da concessão de bolsa na Universidade de Harvard a notável pesquisador e professor sênior no Brasil especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, tem por objetivos: Aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros; Aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares da Instituição Anfitriã; Contribuir para a mobilidade de professores e pesquisadores entre a instituição Anfitriã e as instituições de ensino superior brasileiras; e Aumentar o conhecimento na Instituição Anfitriã sobre as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil, especialistas nas áreas de conhecimento prioritárias do Programa.

Inscrições: Até 30 de junho de 2017.

 

 Bolsa para a Pesquisa CAPES/HUMBOLDT – Clique aqui para mais informações!

O Programa de Bolsas para Pesquisa CAPES/HUMBOLDT é iniciativa da CAPES em cooperação com o Instituto Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha com o objetivo de conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, que possuam vínculos, empregatício ou não, em Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas de conhecimento. A parceria visa a internacionalização de forma mais consistente, o aprimoramento da produção e qualificação cientificas e o desenvolvimento de métodos e teorias, em conjunto com pesquisadores, de reconhecimento mérito cientifico, alemães ou estrangeiros residentes na Alemanha.

Inscrições: 31/12/2016 a 28/07/2017.

 CAPES/COFECUB – Mais informações aqui.

Esse programa é de projeto conjunto de pesquisa e tem como objetivo fomentar o intercâmbio entre as Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento público brasileiros e franceses. As modalidades são: Doutorado Sanduíche e Estágio pós-doutoral.

Projetos podem ser submetidos até 23/05/2017.

 BRAFITEC – Mais informações.

É uma parceria universitária. O programa consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de Graduação para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.

Inscrições: Até 22 de junho de 2017.

 PROBRAL – Clique aqui!

O Programa PROBRAL apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O tipo do programa é de projetos conjuntos de pesquisa.

Inscrições das Propostas: Até 19 de junho de 2017.

 Doutorado CAPES/DAAD/CNPq – Mais informações, clique aqui!

É um programa de Bolsa Individual realizado pela CAPES em cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD.

Inscrições: Até 08/06/2017.

 Researcher Connect Confap/Fapesp – Edital 2017/18 – Saiba mais!

O British Council, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançaram, em 10 de abril de 2017, uma nova chamada para o Researcher Connect com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil. Esta chamada tem por finalidade selecionar Instituições de Ensino Superior nos estados participantes para sediar uma série de cursos presenciais para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores, sobre o programa Researcher Connect a serem realizados no Brasil de 1º de agosto de 2017 a 16 de março de 2018.

Prazo para a entrega de propostas: Até 11 de junho de 2017.

 Edital de Chamada Pública Internacional – Newton Fund Researcher Links Workshops 2017/2018 – Clique aqui!

A Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina tornou pública essa chamada. Esse programatem como objetivo apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos no âmbito do Acordo de Cooperação entre o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação (Confap) e o Fundo Newton do Reino Unido promovido pelo British Council.

Inscrições até: 13/06/2017.

 Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer Inovação Catarinense – Edição 2017 – Mais informações.

A Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), convida pesquisadores, instituições e empresas para se candidatarem ao Prêmio Stemmer Inovação Catarinense.

Inscrições até: 15/05/2017

Programa de Eficiência Energética – Mais informações.

O objetivo do PEE é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica da melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. Busca-se maximizar os benefícios públicos de energia economizada e da demanda evitada promovendo a transformação do mercado de eficiência energética, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso de energia elétrica.

 Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) – Clique aqui!

A FAPESP fomenta diferentes modalidades de bolsa no exterior, com diferentes durações. Saiba mais no link acima.