ENEjr – Empresa Júnior

A Associação Júnior de Engenharia de Energia – ENEjr foi idealizada pelos graduandos do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o intuito de apresentar às empresas uma alternativa em soluções eficientes e inovadoras à demanda de energia. Buscando o desenvolvimento das empresas e da sociedade, nossos projetos são construídos com a colaboração de professores orientadores extremamente capacitados.

A ENEjr tem como principal objetivo criar um elo entre os alunos e as empresas, visando colocar em prática o conhecimento adquirido durante os anos de estudo e assim fomentar a atividade empreendedora nos alunos de graduação. É desenvolvido o trabalho em equipe, experiências no setor administrativo e econômico, além de toda a preparação necessária para o mercado de trabalho.

A ENEjr foi fundada em 2012, integra a Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (FEJESC) desde 2015 e tem como missão apresentar aos pequenos, médios e grandes negócios uma alternativa realista à demanda de energia, buscando, com suas consultorias de excelência, aliar economia à sustentabilidade. Até setembro de 2021 executou mais de 100 projetos, a maioria para pequenas e médias empresas catarinenses, com enfoque em eficiência energética, economia e otimização de energia elétrica e geração de energia. A análise de fatura é dos principais serviços, já tendo possibilitado mais de R$400.000,00 em economia para clientes. A ENEjr atua também em todo o território nacional no modo de serviço remoto. Na área de sustentabilidade, foram mais de 20 projetos de geração energética, que exploraram fontes renováveis de energia como solar, hídrica e biomassa.

Todos os lucros obtidos são convertidos em treinamentos, capacitações e educação empreendedora dos estudantes integrantes da ENEjr, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. O reconhecimento institucional da ENEjr foi concluído por meio da emissão da Portaria Nº 1394/2021/GR, de 08 de setembro de 2021.