Visita Técnica de alunos da Engenharia de Energia à UHE Canastra

15/05/2018 08:42

No dia 10/05, uma turma de alunos da Engenharia de Energia pôde conhecer os equipamentos e a operação da Usina Hidrelétrica de Canastra (UHE Canastra), localizada em Canela, no Rio Grande do Sul. A visita técnica foi organizada e acompanhada pelo Prof. Luciano Pfitscher, e fez parte da programação da disciplina EES7371 – Conversão Eletromecânica de Energia.

A UHE Canastra é administrada pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), do Rio Grande do Sul. A usina possui dois geradores síncronos, cada um com potência nominal de 25 kVA, acionados por um conjunto de quatro turbinas (duas para cada gerador). Uma das particularidades da usina é a queda d’água de cerca de 330 metros, provida por um sistema de tubulação de mais de 7 km de extensão a partir do reservatório. No local é feita a operação telecomandada de outras quatro usinas da CEEE, que integram o chamado Sistema Salto.

Visita técnica à Usina Hidrelétrica de Canastra

Sala dos geradores

Alunos analisando a curva de capacidade do gerador